Se eu mergulho em mim, derramo amor...prazer... ódio... rupturas. Se eu te mergulho, deságuo em fúrias...feras...feridas...e amar. É sobre o encontro de mágoas às vezes, mas em um vigoroso oceano há sempre vida!
terça-feira, 24 de agosto de 2021
feminismo é ruim mesmo para as mulheres...e outras formas de demonizar a luta por dignidade e humanidade feminina no século XXI
Não entendi por que o feminismo é o culpado da péssima atitude dessa mulher? Feminismo e sororidade são duas importantes ferramentas para encontrarmos vias contra a rivalidade feminina. Sororidade não é o dogma, uma doutrina de FEMINISMOS... é uma possibilidade de lidar com a própria disputa entre mulheres por causa do lugar de "privilégio" no patriarcado. Veja, "disputa por privilégios", sendo que aí começa o problema para um posicionamento que se coloca como feminista. O problema para as mulheres, que o feminismo luta contra esse problema, é disputar por LEGITIMAÇÃO, autorização e fantasia de "privilégios" em um contexto que só privilegia homens (que são privilegiados por fazerem mulheres se autodepreciarem e até se enfraquecerem por causa do privilégio que esse homem parece dispôr). Nenhuma mulher, nunca, se beneficia do patriarcado mas muitas de nós somos privilegiadas de modo condicionado sim, por isso fazemos a manutenção do sistema de mentalidade, de crença e de ESCRAVIZAÇÃO de nossas vidas. Porque acreditamos no privilégio. Um homem vir falar com você porque a mulher falou pra ele é a culpa dela? A culpada foi ela dele ter essa postura? Talvez, não. Talvez ele seja até a fonte dessa alienação dela. Muitas mulheres acham que a felicidade é um macho escroto do seu lado...sem nem pensar nos abusos que sofre...isso é dispositivo amoroso-materno, formas de violência de gênero que estão na cultura há milênios a fim de perpetuar o patriarcado até em mulheres que parecem proteger suas próprias celas. Me desculpe se eu tiver entendido errado. Se quiser e se puder, me explique. Mas não é o feminismo, a ferramenta da sororidade ou a mulher a total culpada dessa situação. Ao contrário, o feminismo existe porque esse tipo de mentalidade (machista e protetora de macho) é uma violência para as mulheres. O feminismo não é paz e amor, não. É luta. E luta com muita dor. Se o feminismo for usado como uma bandeira de "serenidade" e "sossego" para mulheres, ele é liberalismo. Ou seja, ele é capitalismo fantasiado de "liberdade" e "vida zen" o que nunca combinou com a história dessa batalha constante de sobrevivência entre mulheres que lutam por si (isso é muito importante, se cuidar, se amar e se defender mesmo) e também assumem uma postura coletiva de emancipação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Quebrem as correntes dos seus pensamentos e conseguirão quebrar as correntes do corpo..." ("A História de Fernão Capelo Gaivota" BACH, 1970, p. 122/3).
Hilda Freitas, Belém/PA