terça-feira, 27 de abril de 2021

😔

Não foram as bruxas que queimaram. 
Foram mulheres!
Mulheres que eram vistas como:
Muito bonitas,
Muito cultas e inteligentes,
Porque tinham água no poço, uma bela plantação (sim, sério),
Que tinham uma marca de nascença,
Mulheres que eram muito habilidosas com fitoterapia,
Muito altas,
Muito quietas,
Muito ruivas,
Mulheres que tinham uma forte conexão com a natureza,
Mulheres que dançavam,
Mulheres que cantavam,
ou qualquer outra coisa, realmente.
Qualquer mulher estava em risco de ser queimada nos anos 1600. 
Mulheres eram jogadas na água e se podiam flutuar, eram culpadas e executadas. Se elas afundassem e se afogassem, eram inocentes.
Mulheres foram jogadas de penhascos.
As mulheres eram colocadas em buracos profundos no chão.
Por que escrevo isso? 
Porque conhecer nossa história é importante quando estamos construindo um novo mundo.
Quando estamos fazendo o trabalho de cura de nossas linhagens e como mulheres.
Para dar voz às mulheres que foram massacradas, para dar-lhes reparação e uma chance de paz.
Não foram as bruxas que queimaram.
Foram mulheres...😔

Texto de Fia Forsström

pátria pútrida, burocrática, patriarcal: brasil da fome, do lado, da morte e do genocida

Essa informação é fato. E também absolutamente triste, porque conforme a produtividade em atividades remotas os alunos podem ficar SEM O VALOR de R$80,00 que recebem O QUE JÁ É DRAMÁTICO,  honestamente.

Quando eu falo em desigualdade social na escola, eu estou apontando essa realidade de abismo entre escola e comunidade, porque dentro das próprias  escolas A DESIGUALDADE ENTRE os indivíduos é um abismo. Por isso que  mesmo o CANCELAMENTO do vale alimentação deveria ser REPENSADO.

Eu tenho vários relatos de pessoas (alunos) que  tiveram ALIMENTAÇÃO na mesa por causa desse vale, o que do contrário seria FOME. Fome.

Outro ponto que concordo plenamente com sua fala, professor,  é de que o cancelamento de matrículas pode sim prejudicar a vida escolar dos alunos - mas o que se está pensando de fato é no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que tanto conta com as frequências,  matrículas, evasão e retenção de alunos, quanto com as notas por meio  do SAEB.

Sabemos que o SAEB traz ou tira RECURSOS das escolas por meio da redução de alunos, por exemplo.

Em meio a uma pandemia de fome, a um holocausto de injustas mortes, a uma letalidade revoltante de um VÍRUS com vacina pronta já em todo o mundo... o governo pode sim FAZER UMA GRANDE MERDA - perdão pela indignação que está expressa na palavra.

Não se pode pensar  apenas pelo lado de conteúdo (produção teórica), nem pelo lado de referência,  estatísticas de alunos e demais aspectos...
 É OBRIGATÓRIO que se pense EM VIDAS, EM SAÚDE,  EM COMIDA e,  sem dúvida,  por tudo isso EM EDUCAÇÃO de modo MUITO, MAS MUITO MESMO ALÉM DE CONTEÚDO. 

Educação é também um exercício POLÍTICO contra o genocídio,  a fome e o descaso com a humanidade da gente.

Por isso, é indispensável se pensar em MUITAS partes que compõem a ESCOLA PÚBLICA  como lugar de educação como direito fundamental (humano) e constitucional. Perdão por todas as redundâncias,  indispensáveis,  para a clareza e a seriedade do que se trata.

Nenhum aluno SEM O VALE, deveria ser a meta máxima. 

Nenhum trabalhador da escola sem a vacina, primordialmente,  para que o ensino híbrido seja possível.

Nenhuma vida a menos, poderia ser a nossa maior luta nesse momento.

Quando a filosofia marxista se fundamenta na máxima "Trabalhadores do mundo uni-vos!", trabalhadores SOMOS TODOS NÓS MESMO quem não possui sequer um diploma na mão.

Somos nós o chão que deveria cuidado antes de TODO esse desmonte.

Eu sou plenamente CONTRA qualquer medida antidemocrática, anticonstitucional e desumana.

Minha ética feminista, educadora freireana e EMANCIPATÓRIA - porque sou a favor de medidas HUMANITÁRIAS para lutar na pandemia - me definem.

Obrigada pela sua contribuição. 

Sou plenamente a favor da sua manifestação.


Professora Hilda Freitas