AULA10
HABILIDADE D17.
CONTEÚDO(S) Gêneros variados. Efeito de sentido utilizando sinais de pontuação :, , ? ! “ “ [ ] ( )
Leia, atentamente, o seguinte texto:
Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena.
Escreveu assim:
Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres.
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes.
1. O sobrinho fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.
2. A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito: Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.
3. O alfaiate pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.
4. Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres.
Assim é a vida. Nós é que colocamos os pontos. E isso faz a diferença.
(Autor desconhecido) Disponível em: http://www.soniajordao.com.br/detalhes.php?id=543. Acesso:05/02/23
Revendo os sinais de pontuação
● Qual o sentido do texto após as respectivas pontuações, realizadas por cada um dos beneficiários do testamento?
Para que servem estes sinais: , ? ! “ “ [ ] ( )
● Os sinais de pontuação são recursos próprios da língua escrita: representam as pausas e entoações da linguagem oral.
● A presença ou ausência da vírgula causam alterações completas no significado e sentido das frases.
Veja esse post, analise-o e reflita:
Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/virgula Acesso:06/02/23
Que efeito de sentido a ausência das vírgulas provoca no aviso?
Sinais de pontuação
● Exclamações: marcadas pelo sinal “!” após interjeições e no fim de frases enunciadas com entoação exclamativa;
● Interrogações: são usadas para marcar o final de frases interrogativas diretas. Nunca usadas no fim de uma interrogativa indireta.
O apresentador de TV, Sílvio Santos, desenvolveu um estilo de comunicação em que utiliza exclamações e interrogações em suas frases de efeito e em seus bordões, para animar o auditório:
✔ Quem quer dinheiro?
✔ Silvio Santos vem aí!
✔ Minhas colegas de trabalho! ✔ Sai pra lá, sai pra lá!
● Aspas (" "): são utilizadas para enfatizar palavras ou expressões, bem como são usadas para delimitar citações de obras.
Exemplos do uso de aspas: satisfeito com o resultado do vestibular, se sentia "o bom”.
● Colchetes: compreendem um sinal gráfico que é usado na língua portuguesa para pontuar situações muito específicas, como nos dicionários, na supressão de citações. Também são utilizados nas áreas de exatas, tais como em expressões numéricas:
{ 20 . [ 2 ] 2 }.
● Parênteses: são sinais de pontuação usados para dar explicações, fazer observações acessórias, comentários ou reflexões.
Há certos recursos da linguagem - pausa, melodia, entonação e até mesmo, silêncio - que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os sinais de pontuação.
Com acentuada característica subjetiva, a pontuação não possui critérios rígidos a serem seguidos, mas requer atenção, porque qualquer deslize pode prejudicar a clareza do texto.
Vamos Praticar?
1. Leia o texto e responda.
(...) De repente, zapt, a cusparada veio lá do alto do edifício e varreu-lhe o braço direito que nem onda de ressaca. Horror, nojo, revolta: no meio das três sensações, o triste consolo de não ter sido no rosto, nem mesmo no vestido.
Como limpar “aquilo” sem se sujar mais? Teve ímpeto de atravessar a rua, a praia, meter-se de ponta cabeça no mar. Depois veio a ideia de entrar no primeiro edifício, apertar a primeira campainha, rogar em pranto à dona da casa: “Me salve desta imundície!”
ANDRADE, Carlos Drummond de. Boa ação. In: Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.
O uso das aspas no trecho “Me salve desta imundície!” revela A) a revolta pela situação vivida.
B) a intenção de fala do personagem.
C) o destaque dado a palavras do texto.
D) o estranhamento da personagem diante do fato.
E) o fato de chegar à casa de uma desconhecida.
2. Leia o texto abaixo.
O MARINHEIRO QUE TOCAVA TUBA
Tendo nascido no interior do Ceará, como foi acabar sendo regente?
Nasci no Iguatu, porque meu pai trabalhava naquela época nessa cidade, numa função muito delicada e até pejorativa: a de delegado de polícia. Na época, havia uma espécie de guerra no Ceará, com intervenção federal.
[...] E, como ia sendo expulso de tudo quanto era escola, meu pai resolveu me colocar na Escola de Aprendizes de Marinheiros. Aí a coisa mudou. A escola, naquela época, era semicorrecional. Meu pai advertia: “ Agora você toma jeito”.
Éramos 14 irmãos, dos quais eu era o quinto, pela ordem. Família “pequena”, como veem. Oito homens, seis mulheres.
Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
As aspas empregadas na palavra “‘pequena’” dão à palavra um tom
A) coloquial.
B) crítico.
C) irônico.
D) metafórico.
E) técnico.
3. Leia a charge e analise o ponto de exclamação e o ponto de interrogação, com relação às falas dos interlocutores.
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O que a pontuação exclamativa e interrogativa exprime?