Essa informação é fato. E também absolutamente triste, porque conforme a produtividade em atividades remotas os alunos podem ficar SEM O VALOR de R$80,00 que recebem O QUE JÁ É DRAMÁTICO, honestamente.
Quando eu falo em desigualdade social na escola, eu estou apontando essa realidade de abismo entre escola e comunidade, porque dentro das próprias escolas A DESIGUALDADE ENTRE os indivíduos é um abismo. Por isso que mesmo o CANCELAMENTO do vale alimentação deveria ser REPENSADO.
Eu tenho vários relatos de pessoas (alunos) que tiveram ALIMENTAÇÃO na mesa por causa desse vale, o que do contrário seria FOME. Fome.
Outro ponto que concordo plenamente com sua fala, professor, é de que o cancelamento de matrículas pode sim prejudicar a vida escolar dos alunos - mas o que se está pensando de fato é no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que tanto conta com as frequências, matrículas, evasão e retenção de alunos, quanto com as notas por meio do SAEB.
Sabemos que o SAEB traz ou tira RECURSOS das escolas por meio da redução de alunos, por exemplo.
Em meio a uma pandemia de fome, a um holocausto de injustas mortes, a uma letalidade revoltante de um VÍRUS com vacina pronta já em todo o mundo... o governo pode sim FAZER UMA GRANDE MERDA - perdão pela indignação que está expressa na palavra.
Não se pode pensar apenas pelo lado de conteúdo (produção teórica), nem pelo lado de referência, estatísticas de alunos e demais aspectos...
É OBRIGATÓRIO que se pense EM VIDAS, EM SAÚDE, EM COMIDA e, sem dúvida, por tudo isso EM EDUCAÇÃO de modo MUITO, MAS MUITO MESMO ALÉM DE CONTEÚDO.
Educação é também um exercício POLÍTICO contra o genocídio, a fome e o descaso com a humanidade da gente.
Por isso, é indispensável se pensar em MUITAS partes que compõem a ESCOLA PÚBLICA como lugar de educação como direito fundamental (humano) e constitucional. Perdão por todas as redundâncias, indispensáveis, para a clareza e a seriedade do que se trata.
Nenhum aluno SEM O VALE, deveria ser a meta máxima.
Nenhum trabalhador da escola sem a vacina, primordialmente, para que o ensino híbrido seja possível.
Nenhuma vida a menos, poderia ser a nossa maior luta nesse momento.
Quando a filosofia marxista se fundamenta na máxima "Trabalhadores do mundo uni-vos!", trabalhadores SOMOS TODOS NÓS MESMO quem não possui sequer um diploma na mão.
Somos nós o chão que deveria cuidado antes de TODO esse desmonte.
Eu sou plenamente CONTRA qualquer medida antidemocrática, anticonstitucional e desumana.
Minha ética feminista, educadora freireana e EMANCIPATÓRIA - porque sou a favor de medidas HUMANITÁRIAS para lutar na pandemia - me definem.
Obrigada pela sua contribuição.
Sou plenamente a favor da sua manifestação.
Professora Hilda Freitas
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"Quebrem as correntes dos seus pensamentos e conseguirão quebrar as correntes do corpo..." ("A História de Fernão Capelo Gaivota" BACH, 1970, p. 122/3).
Hilda Freitas, Belém/PA