terça-feira, 27 de abril de 2021

pátria pútrida, burocrática, patriarcal: brasil da fome, do lado, da morte e do genocida

Essa informação é fato. E também absolutamente triste, porque conforme a produtividade em atividades remotas os alunos podem ficar SEM O VALOR de R$80,00 que recebem O QUE JÁ É DRAMÁTICO,  honestamente.

Quando eu falo em desigualdade social na escola, eu estou apontando essa realidade de abismo entre escola e comunidade, porque dentro das próprias  escolas A DESIGUALDADE ENTRE os indivíduos é um abismo. Por isso que  mesmo o CANCELAMENTO do vale alimentação deveria ser REPENSADO.

Eu tenho vários relatos de pessoas (alunos) que  tiveram ALIMENTAÇÃO na mesa por causa desse vale, o que do contrário seria FOME. Fome.

Outro ponto que concordo plenamente com sua fala, professor,  é de que o cancelamento de matrículas pode sim prejudicar a vida escolar dos alunos - mas o que se está pensando de fato é no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que tanto conta com as frequências,  matrículas, evasão e retenção de alunos, quanto com as notas por meio  do SAEB.

Sabemos que o SAEB traz ou tira RECURSOS das escolas por meio da redução de alunos, por exemplo.

Em meio a uma pandemia de fome, a um holocausto de injustas mortes, a uma letalidade revoltante de um VÍRUS com vacina pronta já em todo o mundo... o governo pode sim FAZER UMA GRANDE MERDA - perdão pela indignação que está expressa na palavra.

Não se pode pensar  apenas pelo lado de conteúdo (produção teórica), nem pelo lado de referência,  estatísticas de alunos e demais aspectos...
 É OBRIGATÓRIO que se pense EM VIDAS, EM SAÚDE,  EM COMIDA e,  sem dúvida,  por tudo isso EM EDUCAÇÃO de modo MUITO, MAS MUITO MESMO ALÉM DE CONTEÚDO. 

Educação é também um exercício POLÍTICO contra o genocídio,  a fome e o descaso com a humanidade da gente.

Por isso, é indispensável se pensar em MUITAS partes que compõem a ESCOLA PÚBLICA  como lugar de educação como direito fundamental (humano) e constitucional. Perdão por todas as redundâncias,  indispensáveis,  para a clareza e a seriedade do que se trata.

Nenhum aluno SEM O VALE, deveria ser a meta máxima. 

Nenhum trabalhador da escola sem a vacina, primordialmente,  para que o ensino híbrido seja possível.

Nenhuma vida a menos, poderia ser a nossa maior luta nesse momento.

Quando a filosofia marxista se fundamenta na máxima "Trabalhadores do mundo uni-vos!", trabalhadores SOMOS TODOS NÓS MESMO quem não possui sequer um diploma na mão.

Somos nós o chão que deveria cuidado antes de TODO esse desmonte.

Eu sou plenamente CONTRA qualquer medida antidemocrática, anticonstitucional e desumana.

Minha ética feminista, educadora freireana e EMANCIPATÓRIA - porque sou a favor de medidas HUMANITÁRIAS para lutar na pandemia - me definem.

Obrigada pela sua contribuição. 

Sou plenamente a favor da sua manifestação.


Professora Hilda Freitas

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"Quebrem as correntes dos seus pensamentos e conseguirão quebrar as correntes do corpo..." ("A História de Fernão Capelo Gaivota" BACH, 1970, p. 122/3).
Hilda Freitas, Belém/PA