segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 assim, professor. Não é que eu tenha metido a discussão de gênero,  é que desde o meu primeiro comentário já estou baseada no que chamo de patriarcado e evoluo argumentativamente como paternalismo. São categorias teóricas de gênero, também. Mas de fato pertencem à historiografia, ao feminismo e à epistemologia decolonial.  Por exemplo, eu citei a Gerda Lerner,  a Grada Kilomba,a Djamila Ribeiro. Para mim, a discussão sob a perspectiva de gênero nunca rebaixa a discussão analítica contextualizada, ela sempre acrescenta uma visão mais contemporaneizada, talvez. Quando eu coloco, por exemplo,  a candidatura de Benedita,  enquanto mulher negra e neopentescotal assumida em comparação com a de Renata também uma mulher negra periférica e voltada para as discussões realmente mais progressistas, você pode até dizer que estou sendo de certo modo intolerante religiosa, o que de fato não é.  Porque sabemos que o neopentecostalismo está se consolidando enquanto uma política de governo, infelizmente conservador e neofascista. Então, não acho que Tatto seja tão irrelevante, porque ele personalizou o que a própria Gleice Hoffman chamou de "militância do PT" o que me parece personalismo. Nesse mesmo sentido, ainda é preciso dizer que Tatto, Boulos, Edmílson,  entre outros são mesmo homens,  o que não indica por si o paternalismo patriarcal,  como eu já havia dito no outro comentário,  uma mulher em Benevides não representa a luta feminista ao contrário é machocêntrica.  Os demais candidatos não são machistas? Quem não tem a mazela do machismo em um mundo machocêntrico milenarmente, segundo Gerda Lerner em "A criação do patriarcado " . Também não é sobre uma guerra de séculos, como um feminismo superficial da década de 20 EM diante ...seculo XX. É sobre uma proposta de leitura do mundo para além da lógica centrada na dominação de uns pelos outros, em que a alienação é uma arma sempre em ação.  Militares não são bélicos por definição,  são pessoas que podem ou não se filiar ao discurso da necropolítica. Deveríamos nós concentrar em ver nossas vulnerabilidade enquanto campo humanitário na política... estamos falando de algo para além de progresso,  mas de emancipação.  Talvez seja uma utopia esse propósito , mas esse é o lema da educação que eu prático como educadora no ensino básico, por isso costumo ser muito analítica.



Hilda Freitas Deixa Tatto disputar para preservar algum espaço. Todos sabemos que em SP não há lugar para as esquerdas agora, desgraçadamente. Por isso mesmo escolheram alguém irrelevante dentro do Partido. Tirar ou botar Tatto não muda em um centavo as chances (pequenas) do Boulos na capital. Inclusive pq, já agora, boa parte do Petismo correu para ele e, vê bem, ganhar tantos votos petistas com candidato do PT em jogo é infinitamente melhor para o PSOL, porque não tá tomando emprestado, apontado, mas certamente conquistando para a posteridade esses votos. Mais ainda, sabemos que 100% dos votos do Tatto vão par o Boulos agora. Não muda nada. Pior para o PT, exclusivamente para o PT, que demonstrou fragilidade. É por isso que a gente não vê Boulos ou Erundina se queixando. Agora, não entendo como meteste a discussão de gênero neste caso porque os candidatos do PSOL seguem sendo homens... Boulos, Edmilson. Tampouco entendo a negação da candidatura de uma mulher negra, a Benedita, por ser protestante (olha, se a gente não abraçar as alas progressitas do protestantismo, vai ser impossível), ao mesmo tempo que se aceita a do PSOL com um vice que é MILITAR (sim, também da ala progressista dos militares). Aí me parece que o argumento não fecha. O Tatto, um nada dentro do partido está colocado na disputa por Ego? Personalismo? Mas aí não teriam que estar o Haddad, o Lula, o Mercadante, Suplicy, Dilma? Então, respeito, mas discordo de tua linha de entendimento. Minha publicação diz justamente o contrário: eleitorado se GANHA com trabalho de base, com política, não com reclamação e falando mal do coleguinha. Abraço.



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"Quebrem as correntes dos seus pensamentos e conseguirão quebrar as correntes do corpo..." ("A História de Fernão Capelo Gaivota" BACH, 1970, p. 122/3).
Hilda Freitas, Belém/PA