sexta-feira, 30 de abril de 2021

Possível é. Pra mim a ética na nossa relação com os animais precisa ir muito além desse dilema "comer ou não comer carne".

Em geral, dietas com menos proteína animal podem ser bem mais saudáveis ou não. É possível não comer animais e, ainda assim, contribuir enormemente para a destruição dos ecossistemas (a soja, por exemplo, é um grande vilão). Há muitos alimentos originados de trabalho infantil e escravo. Há muitos outros comportamentos nocivos ao meio ambiente que são pouco falados (descarte e mesmo excreção de psicofármacos em rios que alteram o comportamento dos peixes e outros animais). Poderíamos até contabilizar o uso de eletricidade vinda de hidrelétricas que destroem muitos ecossistemas.

Enfim, pra mim, a lógica da REDUÇÃO no consumo, escolha consciente e outras iniciativas, de maneira geral, são mais interessantes do que focar apenas na lógica de "comer ou não" outros animais. E na verdade me irritam um pouco pela hipersimplificação (igual a onda de banir canudos). Nossa biologia inclui a alimentação com base em proteína animal, assim como a de muitos outros animais. O maior ponto de discussão, para mim, não deveria ser este. Até pq escolher não comer carne tbm passa por uma série de outras questões socioeconômicas.

Comentário sensatíssimo de Anna Carolina Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quebrem as correntes dos seus pensamentos e conseguirão quebrar as correntes do corpo..." ("A História de Fernão Capelo Gaivota" BACH, 1970, p. 122/3).
Hilda Freitas, Belém/PA