sábado, 10 de agosto de 2019

CONTRA O LUGAR DE FALA

1. "Lugar de fala" é o novo fundamentalismo político. Refúgio de dogmáticos e intolerantes, que, da forma mais autoindulgente possível, concedem-se prerrogativas de superioridade moral.

2. "Lugar de fala" é um espaço privilegiado de exigência de que os outros calem a boca. É o lugar do "cale-se" aplicado a todos que não são como eu. Lugar de falar é ao mesmo tempo um lugar de calar - eu falo, você cala.

3. "Lugar de fala" é o álibi perfeito para reivindicações de monopólio de fala. Só eu e os meus temos a fala autorizada e os direitos de explorá-la.

4. Como em todo sistema monopolista, o "lugar de fala" provê ao falante certificado um modelo de negócios. Como somos poucos os que têm direito de exploração desse produto, a raridade agrega enorme valor aos biscoitos finos que eu forneço e a, mim, naturalmente, seu fabricante autorizado. Encontrado um bom nicho, pode-se ganhar dinheiro, prestígio ou celebridade com o monopólio da fala autorizada. Há muitos faturando com isso.

5. A artimanha principal das reivindicações do "lugar de fala" consiste em punir ou recompensar indivíduos singulares em virtude da classe de indivíduos em que eles se situam. O seu direito de falar é transferido para mim, porque o coletivo onde você se situa deve historicamente ao coletivo onde me situo. A sua classe oprime a minha, mas quem deve pagar é você, independentemente do que você fale ou seja. A reivindicação de que você deve calar a boca, porque as pessoas da sua espécie já falaram demais, e me deixar falar sozinho, porque as pessoas da minha espécie não tiveram chances históricas de falar, é um truque para disfarçar o meu autoritarismo e a minha intolerância.

6. O argumento em defesa do pluralismo e da consideração pelas diferenças de identidades e pontos de vista não precisa do conceito de "lugar de fala" para ser defendido. Ao contrário, a reivindicação de "lugar de fala" serve hoje principalmente para que os patrulheiros da identidade verifiquem se o seu monopólio está sendo respeitado. Os "fiscais de atendimento às normas sobre monopólio do lugar de fala" são a nova moda universitária. A ideologia do "lugar de fala" virou adversário do pluralismo, das diferenças e da tolerância.

7.  Alimenta os direitos de reivindicação de "lugar de fala" a ideia de que expressar ideias, fazer pesquisa ou discutir problemas sociais são atividades direta e inextrincavelmente ligadas à "representação" de uma espécie ou de um coletivo. Propriedades individuais relacionadas a conhecimento, competência, domínio do assunto, inteligência ou boa fé são secundárias em face do que realmente importa, que é a que gênero ou espécie identitária você pertence e cujo direito de representar você pode reivindicar. Então, não se trata apenas de representação, mas de autorrepresentação. Só está habilitado a falar quem está autorizado a representar, ficando cancelado todas as outras formas tradicionais de competência.

8. A esquerda criou e alimentou as teses fundamentais do "lugar de fala" e ainda cerca os reivindicadores do monopólio do falar e do mandar calar com extrema complacência. Normalmente o "lugar de fala" é usado de forma eficiente apenas contra a esquerda. A extrema-direita, que agora a sitia política e socialmente, é imune aos constrangimento das reivindicações do lugar de falar e, antes, usam tais reivindicações para as ridicularizar e para reforçar o próprio ponto de vista.

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"Quebrem as correntes dos seus pensamentos e conseguirão quebrar as correntes do corpo..." ("A História de Fernão Capelo Gaivota" BACH, 1970, p. 122/3).
Hilda Freitas, Belém/PA