domingo, 29 de janeiro de 2023

valeu tudo

Alguém já conseguiu se apaixonar por algo "perfeito "?
Sei lá...minhas experiências com se apaixonar foram tão intensas...só amei mesmo quando me perguntei "por que não vou embora", sabe. 
Parece que a gente romantiza muito esse negócio de gostar de alguém mesmo, mas...vejam só: outra pessoa é outro mundo, outro universo.  Tá tudo bem a gente não ser perfeito, né.  
Quem já conseguiu me amar um dia...não se apaixonou pela "melhor pessoa do mundo"...nem pela melhor versão de mim. Não mesmo. Só me amou quem entregou o melhor que podia para uma Hilda bem ruim em comparação a si.
Foi teimosia, sabe.
Teimou em ficar. Eu teimei comigo mesma de amar tanta gente.
Eu não me arrependo de ter amado ninguém. Nem uma das minhas paixões foi coerente com a bibliografia vasta que eu coleciono racionalizando a vida. 
Amei apesar [de] e por isso...
Fui amada apesar de mim...sabe. 
Fui irremediavelmente amada mesmo quando eu deveria ser até condenada pelas coisas que fiz, falei, senti e insisti em ser.
Foi porque me amaram assim que eu teimei.
Se eu parecer teimosa, gente, saiba: alguém me amou apesar de tudo.
Então,  por que uma pessoa comum como eu deveria me arrepender por ter sido, por ter amado ou por ter vivido do jeito que foi mesmo?
Não tenho tempo para buscar o impossível. 
A realidade vale uma história de amor inesquecível,  sem "a melhor personagem ", sem a trilha sonora mais incrível. 
Alguns amores nem servem para um papo furado com um ouvido amigo, sabia...
Você pode nunca contar sobre aquele sentimento,  mas foi vívido. Valeu tudo mesmo.
É isso.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

o patriarcado é uma invenção, é uma entre muitas outras representações vigentes nas possibilidades simbólicas na contemporaneidade. precisamos ir além do mito da inveja do pênis urgentemente

Também precisamos entender que para além do patriarcado como um pódio de suposto poder e suposta vitória de fato o que existe é a realidade da gente, sabe. O patriarcado é uma invenção,  portanto está dentro da representação de humanidade que se tem como dominante há muitos séculos, ninguém discute isso. Porém, é também indiscutível que não existe apenas essa proposta de humanidade ou de civilização para a vida de qualquer ser humano, sabe - embora a branquitude e o eurocentrismo costumem validar apenas as suas próprias imagens, essa forma de sociedade é autoidolatra, isto é,  "narcísica". Veja, a Silvia Federici acabou de ter um novo livro traduzido para o português se chama " Reencantando o mundo: o feminismo e a política dos comuns" que eu considero uma bomba atômica em quem costuma achar as formas de colonização patriarcal como vitórias últimas da humanidade.  Ser homem, ser branco,  ser patrão,  ser o poder e ser "superior" não são o propósito da vida de MUUUUUUUITAS PESSOAS MUNDO A FORA...tem mais mundo pra refletir e discutir e apresentar do que patriarcado para repetir todo dia no discurso público. É hora de tirar do silêncio e da invisibilidade OUTRAS POSSIBILIDADES DE VIDA. Existem muitas mulheres que nunca tiveram nem uma oportunidade de pensar por outro lado. Então, por que continuamos falando dos homens e de seus edifícios desestruturados? Será que não há mulheres dando conta de tudo em outras possibilidades de vida no mundo? Será que as performances de gênero binárias (masculino e feminino) não estão ultrapassadas... é hora de sacudir também a poeira do séc. 19 (romantismo, modernismo...) acabou...é hora da contemporaneidade.  E no século 21...quais as possibilidades de vida para as pessoas?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Tema da moda: bbb

Agro é tudo
Agro é BBB = bom bonito barato
Bancada espalhada nas câmaras municipais (prefeitos e vereadores), estaduais (governadores e deputados), federais (deputados, senadores e presidentes), e até na pomposa magistratura... juízes, tribunais e ministérios.
Bancada significa também aqui "manada" e Lobby (corporações multinacionais capitalistas) que PAGAM, MANDAM E MATAM em nome de lucro.
Quem quer ganhar com armas, mortes, violência e encarceramento?
Quem quer lucrar com desmatamento,  extermínio de etnias indígenas,  roubar seus territórios e colocar vaquinhas e eucalipto em cima? Lucrar até com a fome? (Principalmente. )
Quem vai ganhar se as igrejas estiverem repletas de fiéis e fanáticos por "Deus"? Tudo em nome de Jesus... quem também quer uma educação moral e cívica? Quem não gostaria de ganhar um casamento "arranjado" nos cultos de adolescentes manipulados por seus hormônios, o que ninguém poderia imaginar é que adolescentes se relacionaram inconsequentemente casando antes até de finalizarem o "segundo grau"?!¿
Eu chamaria o BBB de sistema (CIStema). Um jeitinho nada dedutivo de fazer da vida um jogo.
E eu, por fim, alerto: não tem vencedor quando o que está em jogo é a vida.
O Big Brother já vai começar...
O Big Bang foi quando "tudo" começou...
E o bang bang (tiro, porrada e bomba) nunca acaba.
Vamos voltar a programação normal...