domingo, 29 de maio de 2011

10 % JÁ !

Sou licenciada em Língua portuguesa pela UFPA, ainda não consegui emprego como professora aqui em Niterói, então ainda não estou em sala de aula. Contudo não sou tola de não entrar neste mar de pessoas que estão cansadas de ver a miséria e o caos de nossa educação brasileira. Desculpem escrever Educação em letras minúsculas, entretanto é assim que profissionais da Educação e alunos nos sentimos, minimizados, diminuidos em nossa dignidade todos os dias por conta do que a cultura deste país tornou a nossa vida.
Educação é a minha vida, meu sonho, meu lugar, onde me sinto feliz e realizada em trabalhar ou estudar. No entanto, assisto frustrada o que acontece, isto é, enxergo o buraco para onde estamos nos encaminhando e os tantos outros de onde já viemos.
Por isso decidi deixar claro no meu blog a minha escolha! Quero EDUCAÇÃO com letras garrafas, quero professores de queixo erguido e não cabisbaixo com tamanha desestrutura. Quero crianças tendo oportunidades e sabendo de suas possibilidades! Quero vereadores, como os do Rio de Jeneiro que pedem carros de luxo totalizando 2 milhões de reais para o bolso do povo, e todos os políticos deste Brasil envergonhados por serem tão fracassados de nunca observarem a importância do conhecimento para o povo! Quero nossa Presidenta, Dilma Russef, lamentando porque seu discurso de elevar a auto-estima do professor ainda nem saiu da primeira fala. Quero todos de olhos arregalados preocupados com o futuro de seus filhos e parentes, com sua própria jornada e com o que poderia ser MUITO MELHOR! Quero aqueles que se envergonham de terem sido professores, ou que não aceitam que seus filhos sejam professores, ou os que se desanimam por serem dessa profissão, pelo menos erguendo os olhos e podendo lembrar que são os professores que instruem a nação.
CONCORDO PLENAMENTE com a PROFESSORA de língua portuguesa AMANDA GURGEL e por isto estampo neste blog a minha DECISÃO: 10% Já! Esse PIB do Brasil que só é para pagar viagens, presentinhos e sacanagens destes políticos idiotas que temos no Brasil, salvo poucas e raras excessões, bem como, alimenta somente as industrias e o grande capital! Esse PIB deve ser para reestruturar esse Brasil e só conseguiremos isto por meio da Educação.
VEJA ESTA PROFESSORA FALANDO A VERDADE:

Parabéns professora, a sua luta vale a pena!
Muito obrigada por estar diante da luta desta nossa categoria.
Hilda Freitas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como se orquestrar?

"cada um sabe dos gostos que tem, suas escolhas, suas curas, seus jardins..."
                                                                                    Wanessa da Mata
Como podemos configurar esse quebra-cabeças no qual as peças são incompatíveis. Nem só deixam de se combinar, como também perdem sua sintonia. Precisamos dançar diante da vida, assim ora tortos somos mais direitos quanto ao lugar do outro, ora temos que ser novos, quando o outro se contorce para caber em outro lugar.
Somos infinidades e imcompletudes, e só assim estamos preenchidos. Embora, por certo, essa nunca seja a nossa sensação. Precisamos de muito mais, talvez de pouco, às vezes nem tanto.
Queria saber harmonizar as peças, como se eu pudesse orquestar, contudo como adimite Machado de Assis, Deus é nosso Maestro, o que fazemos é apenas nos acomodar ora aqui, ora acolá.
Um abraço,
e aos meus amores de aquém mar, os que nunca estarão além deste meu amar, saudades, AMO VOCÊS!
Hilda freitas, Niterói